Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, ameaçou neste sábado a Rússia com novas sanções, desta vez econômicas, se Moscou violar novamente a integridade da Ucrânia. "Se voltarem a levantar a mão contra a integridade da Ucrânia, teremos que aplicar sanções econômicas", declarou Merkel durante a reunião de seu partido conservador CDU para definir seu programa para as eleições europeias.
A chanceler afirmou que ninguém deve se equivocar sobre a capacidade que os países europeus têm de entrar em acordo em torno desse tipo de medidas.
Depois de ter se apoderado no mês passado da Crimeia, após um referendo que não foi reconhecido pela Ucrânia ou pelos países ocidentais, a Rússia mobilizou dezenas de milhares de soldados nas fronteiras com a sua vizinha.
Leia mais notícias em Mundo
Nesta semana, o Kremlin reforçou a pressão econômica ao praticamente dobrar o preço do gás que fornece à Ucrânia. "Ninguém quer interromper as negociações" com a Rússia, garantiu Merkel. "Mas a lei do mais forte não pode passar por cima do direito" internacional, acrescentou.