Mundo

Navio chinês que participa de buscas por voo MH370 detecta sinal no Índico

O detector de caixas-pretas mobilizado pelo navio de buscas chinês "Haixun 01", localizou o sinal a 25 graus de latitude sul e 101 graus de longitude leste, indicou Xinhua (Nova China)

Agência France-Presse
postado em 05/04/2014 15:41
Pequim - Um navio de patrulha chinês que participa das tarefas de busca pelo Boeing da Malaysia Airlines desaparecido há um mês detectou "um sinal" no sul do Oceano Índico, embora não tenha sido determinado se está relacionado ao avião, indicou neste sábado (5/4) a agência chinesa Xinhua. O sinal tinha uma frequência de 37,5 kHz por segundo, a mesma transmitida pela caixa-preta do avião da Malaysia Airlines, que está com as baterias prestes a acabar.

[SAIBAMAIS]O detector de caixas-pretas mobilizado pelo navio de buscas chinês "Haixun 01", localizou o sinal a 25 graus de latitude sul e 101 graus de longitude leste, indicou Xinhua (Nova China). Resta determinar se o sinal localizado está relacionado com o voo MH370, desaparecido há um mês, indicou a agência. As autoridades se mostraram muito prudentes. "O sinal detectado pelo ;Haixun 01; ainda não foi identificado", declarou o Centro Chinês de Investigação e Socorro Marítimo.



As caixas-pretas, que hoje em dia são de cor laranja com faixas brancas fosforescentes para serem facilmente encontradas, continuam sendo a melhor forma de explicar as causas de um acidente de avião, mas emitem sinais apenas durante cerca de 30 dias depois do ocorrido. O voo MH370 desapareceu no sábado, 8 de março, há exatamente quatro semanas.

As autoridades malaias indicam que a aeronave caiu no Oceano Índico, diante da costa oeste da Austrália, depois de ter mudado totalmente sua rota. No entanto, não foi descoberto um elemento que confirme onde o Boeing 777 caiu. As autoridades seguem sem entender como e por que a aeronave desapareceu e advertem que se as caixas-pretas não forem encontradas, o mistério pode nunca ser resolvido.

O voo MH370, que partiu de Kuala Lumpur com destino a Pequim, desviou para oeste, sobrevoando a Malásia, até o Estreito de Malaca. Os radares o perderam de vista nesse momento. Na semana passada, foram detectados por satélite objetos flutuantes em uma vasta região marítima, mas os que foram recuperados até agora eram material de pesca perdido ou simples detritos de outra natureza.

Encontrar restos de objetos e reconstituir sua deriva em função das correntes permite delimitar a zona de buscas, que é imensa neste momento. Além dos chineses, navios australianos e britânicos seguem percorrendo a zona sem parar, na tentativa de encontrar rastros. O avião levava 239 pessoas a bordo, na maioria chineses. A Malásia informou em 25 de março que a aeronave estava no sul do Oceano Índico.

Esta semana, a polícia malaia afirmou que a investigação criminal ainda não deu resultado. Todos os passageiros e membros da tripulação foram descartados da investigação, à exceção dos dois pilotos, indicou. "Precisamos de tempo", declarou o chefe da Polícia, Khalid Abu Bakar. "É possível que nunca saibamos o que aconteceu", reconheceu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação