Mundo

Chanceleres da Unasul viajam à Venezuela para promover diálogo

A missão de chanceleres da Unasul se reunirá na segunda e terça-feira, em Caracas, com vários setores da sociedade, para facilitar o diálogo entre o governo e a coalizão opositora

Agência France-Presse
postado em 05/04/2014 18:04
Chanceler da Unasul, Elías Jaua, será um dos representantes que se reunirá com vários setores da sociedade, em Caracas
Caracas - Uma comissão composta por sete chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) voltará à Venezuela neste domingo (6/4) para apoiar o estabelecimento de um diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição, após dois meses de protestos nas ruas, revelou neste sábado (5/4) o chanceler Elías Jaua. "Ao menos sete (chanceleres) já manifestaram sua intenção de viajar amanhã (domingo)" para seguir ouvindo "os distintos setores e apoiando e promovendo um diálogo definitivo entre a oposição venezuelana, o presidente e nosso governo", disse Jaua em um ato oficial.



A pedido do governo venezuelano, a missão de chanceleres da Unasul se reunirá na segunda e terça-feira, em Caracas, com vários setores da sociedade, dando sequência à visita de 24 e 25 de março para facilitar o diálogo entre o governo e a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD). Jaua enfatizou que a comissão da Unasul, formada por 12 países da região, não pretende "mediar" o diálogo, e sim apoiá-lo. "É preciso destacar que isto não é uma mediação, é um acompanhamento, um apoio ao diálogo convocado pelo presidente (...) com base na conferência nacional pela paz".

Desde 4 de fevereiro passado, a Venezuela é sacudida por uma onda de protestos contra a criminalidade e a crise econômica que já deixou 39 mortos, mais de 600 feridos e quase 100 casos de violações dos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação