Mundo

Vulcão Tungurahua entra em atividade e lança cinzas e lava no Equador

A explosão gerou "fluxos piroclásticos" e uma grande coluna de cinzas que "alcançou 10 km" sobre o nível da cratera

Agência France-Presse
postado em 05/04/2014 20:00
Atividade do Tungurahua tem aumentado desde o início de fevereiro e na sexta-feira ocorreu uma forte explosão
Quito - O vulcão Tungurahua, no centro do Equador, que lançou cinzas e material incandescente na sexta-feira (4/4), apresentava uma atividade entre moderada e alta neste sábado (5/4), e as autoridades mantinham o atual nível de alerta. A atividade do Tungurahua (garganta de fogo) tem aumentado desde o início de fevereiro e na sexta-feira "ocorreu uma forte explosão", que se prolongou por cinco minutos, informou o Instituto Geofísico.

A explosão gerou "fluxos piroclásticos" e uma grande coluna de cinzas que "alcançou 10 km" sobre o nível da cratera, de 5.029 metros, precisou o Instituto. Apesar da imensa coluna de cinzas sobre o vulcão, situado 130 km ao sul de Quito, a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos não elevou o nível do alerta de "amarelo" para "vermelho".



Neste sábado, há uma atividade de "moderada para alta", com presença de "material incandescente a 500 metros abaixo da cratera", informou a Secretaria, acrescentando que "a queda de cinzas é leve". Em Baños, localidade turística de 22 mil habitantes na base do vulcão, a atividade não alterava a rotina da população e dos visitantes.

"Aqui não caiu cinzas. Ontem (sexta) não observamos fluxos durante a noite porque estava nublado e também não ouvimos explosões", disse à AFP Rocío Paspuesán, funcionária do hotel La Floresta. O comércio permanecia aberto e o fluxo de turistas era normal para o fim de semana. "As estradas estão abertas e seguimos com nossas atividades", destacou Paspuesán.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação