Medellín - Milhares de pessoas, incluindo vítimas de minas antipessoais, participaram neste domingo de duas corridas nas cidades colombianas de Cali e Medellín, com o objetivo de conscientizar as pessoas para a situação das vítimas de explosivos de guerra.
[SAIBAMAIS]"Cerca de 4.000 pessoas correram hoje em Medellín e Cali contra as minas antipessoais", estimou a organização da corrida "Empreste sua perna, corra contra as minas", que organizou o evento esportivo nas cidades.
Em Medellín, no nordeste do país, muitos ex-militares e ex-policiais que perderam as extremidades ao pisar em minas completaram os 11 quilômetros da corrida, alguns em cadeiras de rodas empurrados por companheiros e outros usando muletas.
Leia mais notícias em Mundo
Na semana passada, Medellín foi a sede de uma conferência mundial sobre direitos das vítimas de minas antipessoais, que em 2014 provocaram a morte de dez pessoas na Colômbia, aumentando para 2.167 o número de vítimas fatais desde 1990.
De acordo com a ONG internacional Landmine and Cluster Munition Monitor, os países mais afetados pelas minas antipessoais são Afeganistão, Colômbia, Camboja, Iêmen e Paquistão.