Mundo

Ataque de pastores muçulmanos da etnia fulani na Nigéria deixa 79 mortos

O ataque aconteceu durante uma reunião entre chefes de comunidades e representantes de milícias de autodefesa

Agência France-Presse
postado em 06/04/2014 18:24

Kano - Um ataque de pastores muçulmanos da etnia fulani contra pessoas que participavam de uma reunião de vigilantes no estado de Zamfara, no norte da Nigéria, deixou 79 mortos, informou neste domingo um porta-voz do governo regional.

[SAIBAMAIS]"O governador e outros responsáveis foram hoje (domingo) à localidade de Yar Galadima para o enterro de 79 pessoas mortas no ataque dos pastores", disse o porta-voz Nuhu Salihu Anka à AFP. Um líder local, Adamu Amaduda, afirmou que o número de mortos é muito maior: "até agora já enterramos 120 corpos e este número vai aumentar".

Leia mais notícias em Mundo

Segundo um oficial da polícia local, Lawal Abdullahi, o ataque aconteceu no sábado "durante uma reunião entre chefes de comunidades e representantes de milícias de autodefesa" dos estados de Zamfara, Kebbi, Kaduna e Kastina. Os participantes discutiam a estratégia a ser adotada contra os ladrões de gado quando fulanis armados invadiram o local e abriram fogo.

"O governador tinha proibido este tipo de reunião entre vigilantes e representantes da comunidade sem prévia autorização e sem a proteção por parte das agências de segurança pertinentes", destacou Anka. As forças de segurança foram mobilizadas na área, acrescentou o porta-voz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação