Patna - Uma explosão matou dois policiais nesta segunda-feira na região norte da Índia, no dia do início das eleições nacionais no país que é considerado a maior democracia do mundo, com um grande esquema de segurança. Os agentes morreram na explosão de uma bomba que eles tentavam desativar no distrito de Aurangabad, a 150 km da capital do estado de Bihar, Patna.
A região da explosão é conhecida pela rebelião maoísta.O ataque também deixou nove feridos. A polícia de Bihar suspeita de uma ação maoísta, mas até o momento nenhum grupo reivindicou o ataque. A polícia também desconfia de uma tática para prejudicar a votação em Bihar, que deve começar apenas na quinta-feira.
Os extremistas convocaram um boicote da eleição, que acontecem em nove fases em todo o país. A maratona eleitoral terminará apenas em 12 de maio. Os insurgentes maoístas exigem terras e trabalhos para a população mais pobre. Também defendem uma sociedade comunista, com críticas ao que chamam de forma de governo "semicolonial" e "semifeudal" da Índia.