Mundo

Kerry e Lavrov fazem referência a possível reunião EUA-Rússia-Ucrânia-UE

Reunião "se desenrolaria dentro dos próximos dez dias" e tentaria tentar resolver a crise na Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 07/04/2014 17:18
Washington - Os chefes da diplomacia russa e americana, Serguei Lavrov e John Kerry, falaram nesta segunda-feira (7/4) sobre a realização de uma reunião dentro de dez dias entre os Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Ucrânia para tentar resolver a crise neste país, indicou o Departamento de Estado.

Durante uma conversa telefônica, os dois chanceleres "falaram de negociações diretas em dez dias entre a Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e a UE para tentar reduzir a tensão", declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki.

Interrogada sobre se essa reunião aconteceria de fato, Psaki respondeu que "se desenrolaria dentro dos próximos dez dias", mas que as datas e as agendas ainda precisavam ser definidas.


Segundo Psaki, John Kerry disse a Lavrov que as manifestações no leste de língua russa da Ucrânia "não pareciam acontecimentos espontâneos", e sim (...) uma campanha cuidadosamente orquestrada com apoio russo".

Mais cedo, a Casa Branca pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, a deixar de "desestabilizar" a Ucrânia e manifestou sua "preocupação com a escalada" da tensão no país pela "crescente pressão russa".

A Ucrânia enfrenta nesta segunda-feira a ameaça de divisão das zonas fronteiriças com a Rússia, onde militantes proclamaram uma "república soberana" em Donetsk, um plano russo para "desmembrar" o país, segundo o governo de Kiev.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação