Mundo

Companhia aérea cancela voos no Chile por greve de tripulantes

"Empresa foi forçada - com antecipação - a tomar uma série de medidas, tais como o cancelamento e reagendamento de alguns voos dentro do território nacional", informou a LAN

Agência France-Presse
postado em 07/04/2014 20:11

Greve deveria começar na terça-feira, mas a empresa aceitou uma proposta para dialogar mais um dia com o Sindicato dos Tripulantes da Lan Express

Santiago - A companhia aérea chilena LAN, que se fundiu com a brasileira TAM, anunciou o cancelamento de 87 voos no Chile a partir de terça-feira devido a uma greve de cerca de 700 tripulantes.

"A empresa foi forçada - com antecipação - a tomar uma série de medidas, tais como o cancelamento e reagendamento de alguns voos dentro do território nacional", informou a LAN em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (7/4).

A greve deveria começar na terça-feira, mas a empresa aceitou uma proposta para dialogar mais um dia com o Sindicato dos Tripulantes da Lan Express, filial responsável pelos voos nacionais, adiando a mobilização para quarta. O anúncio foi feito por meio de um comunicado divulgado pelo Sindicato.

No entanto, a Lan Expresses manteve a suspensão de 87 voos até sexta, que correspondem a 10% de suas operações.

Os voos domésticos para terça-feira estão cancelados, enquanto que entre quarta-feira e domingo de manhã os voos foram reprogramados e alguns cancelados, de acordo com o site da companhia aérea.

Leia mais notícias em Mundo

Os passageiros afetados podem remarcar suas viagens ou pedir o reembolso das passagens. O sindicato explicou que decidiu parar suas atividades depois de não conseguir chegar a um acordo com os executivos da companhia aérea sobre as suas condições de trabalho, como salários e horários de alimentação.

"São basicamente horários para a alimentação, têm também a ver com a qualidade de vida associada aos descansos, têm a ver com os salários. Estamos mostrando a nossa abertura para poder continuar com o diálogo, mas isso depende da LAN", disse à Radio Cooperativa Javier Brinzo, tesoureiro do sindicato.

Devido ao terremoto de 8,2 de magnitude e do tsunami que atingiu o norte do Chile na semana passada, Brinzo anunciou que os funcionários estão dispostos a adiar a greve, mas somente se a empresa se pronunciar sobre as reivindicações.

A LAN e a TAM se fundiram em 2012 para criar a LATAM Airlines, a maior companhia aérea da América Latina e um dos 10 maiores grupos de companhias aéreas do mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação