Mundo

Inundações e tempestades deixam milhares de afetados na Argentina

As fortes chuvas tiveram outras consequências, como o afundamento do asfalto em uma rua em Ramos Mejía, uma cidade da periferia oeste de Buenos Aires

Agência France-Presse
postado em 08/04/2014 16:47

Durante a madrugada desta terça-feira uma impressionante tempestade elétrica era registrada em Buenos Aires, capital argentina

Buenos Aires - Chuvas intensas que castigam várias províncias de norte a sul da Argentina obrigaram 3 mil pessoas a deixarem suas casas neste começo do outono no país.

Inundações e vias obstruídas por deslizamentos de terra, além de vários cortes de energia, afetam várias cidades das províncias de Entre Ríos e Santa Fé (centro-leste), Córdoba (centro), Santiago del Estero (norte), Catamarca (noroeste), Neuquén (sudoeste) e Río Negro (sul).

Durante a madrugada desta terça-feira, quando uma impressionante tempestade elétrica era registrada em Buenos Aires, capital argentina, um raio caiu no Aeroparque Metropolitano, aeroporto no centro da cidade, sobre um avião da empresa chilena Lan.

Segundo a companhia, a aeronave se encontrava em uma plataforma e no momento do incidente não havia passageiros ou tripulação. Um funcionário da empresa de limpeza que trabalhava no avião foi conduzido a um centro de assistência, onde recebeu alta após a devida avaliação médica.



As fortes chuvas tiveram outras consequências, como o afundamento do asfalto em uma rua em Ramos Mejía, uma cidade da periferia oeste de Buenos Aires, debaixo da qual passa um arroio que transbordou. A província de Neuquén foi uma das mais afetadas, particularmente a cidade de mesmo nome e capital da província, com uma incomum precipitação que deixou 1.450 pessoas fora de casa.

"Em Neuquén chove entre 150 e 180 milímetros ao ano e tivemos 240 milímetros em 96 horas", explicou a vice-governadora Ana Pechen à rádio Continental.

O transbordamento de rios também levou centenas de pessoas a saírem de casa nas regiões de Santa Fe, Córdoba, Santiago del Estero e Catamarca, informaram fontes oficiais de cada distrito.

Na cidade de Luján, 80 km a noroeste de Buenos Aires, o rio de mesmo nome subiu quatro metros em questão de horas, causando inundações e alagando casas nas zonas ribeirinhas. Há um ano, fortes chuvas e inundações sem precedentes surpreenderam os moradores da cidade de La Plata (63 km ao sul de Buenos Aires), deixando 89 mortos, de acordo com números oficiais.

Correção: mais cedo, o Correio publicou que um funcionário que fazia a manutenção da aeronave da Lan havia sido atingido pelo raio. A informação foi corrigida as 20h46.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação