Mundo

Se romper acordo, Irã terá material nuclear em dois meses, diz Kerry

Kerry alertou que, se o Irã decidir violar o acordo e retomar seu programa de enriquecimento de urânio, poderá ter material suficiente para construir uma arma nuclear em pouco tempo

Agência France-Presse
postado em 08/04/2014 18:22
Se retomar seu programa de enriquecimento de urânio, em dois meses o Irã pode ter material suficiente para fabricar armamento nuclear, o que deflagraria uma "resposta imediata" dos Estados Unidos, declarou o secretário de Estado americano, John Kerry, nesta terça-feira (8/4).

Kerry alertou que, se o Irã decidir violar o acordo e retomar seu programa de enriquecimento de urânio, poderá ter material suficiente para construir uma arma nuclear em pouco tempo.

"Acredito que seja de conhecimento público hoje que trabalhamos com um período de cerca de dois meses" para que o Irã tenha o material necessário para uma arma, explicou Kerry, em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado americano.

[SAIBAMAIS]Caso os iranianos rompam o acordo, "tomarão uma decisão com consequências enormes, à qual nós responderíamos - muito provavelmente - de maneira imediata", frisou.

Leia mais notícias em Mundo

Embora o chefe da diplomacia americana não tenha se mostrado otimista sobre um possível acordo com o Irã, ele classificou as discussões internacionais como "sérias, entre especialistas, em profundidade e detalhadas". Kerry disse ainda que sua equipe está "com os olhos bem abertos" nas negociações.

O secretário destacou que os inspetores internacionais estão ganhando uma "capacidade incrível" para rastrear a atividade nuclear iraniana.

No âmbito das negociações entre as potências ocidentais e o Irã sobre o polêmico programa nuclear desse país, Teerã congelou suas atividades, a partir de 20 de janeiro e por um período de seis meses. Em troca, obteve o alívio de sanções internacionais que estrangulavam sua economia.

As discussões sobre a temática nuclear foram retomadas nesta terça, em Viena.

Em diferentes ocasiões, Washington declarou que fará o que for necessário para impedir que o Irã produza armamentos nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação