O Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, de 87 anos, foi transferido para sua casa na Cidade do México, após passar oito dias internado por um quadro de pneumonia, informou a clínica, acrescentando que seu estado continua sendo "delicado" devido à idade.
"O escritor Gabriel García Márquez recebeu alta hoje (terça-feira). Seu estado é delicado, de acordo com sua idade. Convalescerá em casa", disse à imprensa a encarregada de Relações Públicas do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, Jaqueline Pineda.
Transportado de ambulância, o escritor chegou pouco depois a sua residência no sul da Cidade do México, que estava protegida por policiais, constatou um jornalista da AFP.
Apesar de estar hospitalizado desde 31 de março, foi apenas na última quinta-feira que se divulgou que o autor colombiano permanecia internado por um "quadro de desidratação e por um processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias".
Leia mais notícias em Mundo
Nesse dia, Gonzalo García Barcha, filho do célebre escritor e jornalista, ressaltou que a internação não foi causada por nenhuma situação de emergência e que seu pai respondia bem ao tratamento. Barcha também previu que García Márquez receberia alta na terça-feira.
"Aparentemente, a infecção já cedeu", mas "teve um quadro pneumônico bastante severo e, pela idade do escritor, era preciso ter cuidados muito especiais com o processo", explicou a secretária mexicana da Saúde, Mercedes Juan, em entrevista à emissora Rádio Fórmula na terça-feira.
Segundo a ministra, o autor de "Cem anos de solidão" continuará recebendo cuidados em casa. O escritor receberá tratamento de "oxigenoterapia e todos os cuidados que isso requer para que o processo infeccioso não volte", acrescentou a funcionária.
García Márquez, que mora há mais de três décadas na Cidade do México, viveu os últimos anos afastado da vida pública e, em suas raras aparições, preferiu não falar com a imprensa. Durante esse período, divulgou-se que o escritor estaria com problemas de memória.