Agência France-Presse
postado em 09/04/2014 12:39
Teerã - O Guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, expressou nesta quarta-feira (9/4) seu apoio às negociações nucleares entre o Irã e as grandes potências, cujos representantes estão reunidos em Viena. O Irã aceitou negociar sobre seu programa, suspeito pelo Ocidente e Israel de ocultar objetivos militares, para "quebrar o clima hostil em relação a República Islâmica" e "estas negociações devem continuar", declarou o aiatolá Khamenei.[SAIBAMAIS]As delegações do Irã e do Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) concluíram nesta quarta-feira uma terceira rodada de discussões sobre o projeto de um acordo global que acabaria com a crise nuclear iraniana. Essas negociações caminham na direção certa, segundo as duas partes. Mas "apesar da continuação das negociações, as atividades de pesquisa e desenvolvimento nuclear, bem como o sucesso do Irã neste domínio nunca irá parar", asseguro Khamenei em um discurso aos cientistas por ocasião do Dia da Tecnologia Nuclear, publicado em seu site (www.khamenei.ir).
O presidente Hassan Rohani, eleito em junho de 2013, retomou as discussões paralisadas por vários anos. Mas o governo tem sido criticado por alguns membros da linha dura do regime, que denunciam as excessivas concessões outorgadas por eles ao Ocidente. Um acordo concluído com o 5%2b1 entrou em vigor em janeiro, prevendo a retirada parcial das sanções impostas a Teerã em troca do congelamento de parte de seu programa, enquanto duram as discussões para chegar a um acordo final, previsto para 20 de julho.
Apesar de seu apoio às negociações lideradas pelo chanceler Mohammad Javad Zarif, o líder iraniano expressou ceticismo em fevereiro quanto a resultados concretos.