Mundo

Presidente sírio anuncia uma virada em favor de seu regime guerra

Bashar al-Assad também assegurou que houve registro de avanços no processo de reconciliação nacional

Agência France-Presse
postado em 13/04/2014 15:23
[SAIBAMAIS] Damasco - O presidente sírio Bashar al-Assad evocou neste domingo uma virada na guerra na Síria a favor de seu regime, segundo a TV estatal. "Há uma virada na crise, em nível militar, e o exército realiza permanentemente façanhas na guerra contra o terrorismo", declarou Assad. Ele também assegurou que houve registro de avanços no processo de reconciliação nacional.



Desde o começo da rebelião popular em março de 2011, o governo classifica de "terroristas" os opositores e rebeldes que buscam derrotar Assad. Nas últimas semana, o exército sírio conseguiu importantes avanços, tomando vários redutos rebeldes na região de Qalamun, perto da fronteira com o Líbano, e na província central de Homs.

Em compensação, os rebeldes entraram na região costeira de Latakia, feudo do presidente Assad. "O estado busca primeiro restabelecer a segurança e a estabilidade nas principais regiões atacadas pelos terroristas", afirmou Assad.

"A Síria é atacada não apenas por sua posição geopolítica, como também por seu papel histórico central na região e sua influência no setor árabe", acrescentou.

A declaração de Assad, dada durante uma conferência em uma faculdade de Damasco, acontece num momento em que não se vislumbra qualquer solução política na guerra civil que já cobrou a vida de mais de 150.000 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação