Mundo

Unesco oferece ajuda para restaurar bairro atingido por incêndio no Chile

O incêndio levou à morte pelo menos 15 pessoas e deixou 11 mil feridos

postado em 15/04/2014 12:38

Moradores são desalojados após incêndio no Chile

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ofereceu nesta terça-feira (15/4) ajuda ao governo do Chile para recuperar o bairro histórico de Valparaíso do impacto do incêndio que atinge a cidade desde sábado e que levou à morte de pelo menos 15 pessoas e deixou 11 mil feridos, com 2.500 casas queimadas. O bairro histórico foi inscrito na lista de patrimônio mundial da Unesco em 2003.

;A Unesco está disposta a ajudar o Chile a mitigar o impacto potencial do incêndio no bairro histórico da cidade portuária de Valparaíso e fazer os trabalhos de restauração necessários;, disse a diretora-geral da organização, Irina Bokova, ao lamentar a trágica perda de vidas no incidente. ;Estamos dispostos a fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para preservar este lugar lindo e dinâmico, eco de um importante período da história do Chile e de seu desenvolvimento econômico e cultural no século 19;.



Segundo Irina Bokova, o escritório da organização em Santiago tem colaborado estreitamente com as autoridades chilenas para monitorar a situação em Valparaíso. Ela também prometeu apoio da Unesco às fábricas de nitrato de Humberstone e Santa Laura, declaradas patrimônio mundial em 2005, que ficam a 45 quilômetros da cidade de Iquique, atingida por um forte terremoto no início do mês.

Este é o maior incêndio registrado na história de Valparaíso. Para controlar as chamas, trabalham na operação 1.300 bombeiros, brigadas da Corporação Nacional Florestal (Conaf), 27 helicópteros, incluindo seis enviados pela Argentina, e 3 mil policiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação