Mundo

Deputado russo, neto de Molotov, defende origem ariana dos russos

As declarações do deputado escandalizaram uma parte da imprensa russa e provocaram reações na internet

Agência France-Presse
postado em 15/04/2014 13:20
Moscou - O deputado russo Viacheslav Nikonov - neto de Viacheslav Molotov, chanceler soviético que em 1939 assinou o pacto entre a URSS e a Alemanha nazista - destacou as origens "arianas" da Rússia, o que provocou reações irritadas na imprensa russa.

"Nosso país tem uma grande história. Um ramo de uma tribo ariana, descendeu dos Cárpatos, se implantou pacificamente na Grande Planície russa, Sibéria, a parte mais fria do planeta, e chegou ao Oceano Pacífico", disse Nikonov, de acordo com o site oficial da Duma, a câmara baixa do Parlamento.

Este povo "se nutriu das ricas culturas de Bizâncio, da Europa, da Ásia, esmagou o mais espantoso inimigo da humanidade - o nazismo - e abriu o caminho do espaço", completou Nikonov.

As declarações do deputado escandalizaram uma parte da imprensa russa e provocaram reações na internet. "Mais do que com a Rússia, há um laço estreito entre os arianos e a justificativa científico-histórica do Terceiro Reich", afirma o jornal Vedomosti.

"Chegou a hora de encontrar uma nova identidade supra-étnica para os russos, os eslavos se converteram em arianos", ironizou o blogueiro Yuri Magarchak no portal da rádio Ecos de Moscou.

Leia mais notícias em Mundo

A crise ucraniana provocou o aumento do nacionalismo na Rússia. O Kremlin rebate as comparações entre sua política e a anexação dos Sudetos por Hitler, depois da anexação da Crimeia pela Rússia em março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação