Mundo

Pentágono diz que Rússia fez novo teste de míssil balístico internacional

Segundo o porta-voz do Departamento da Defensa dos Estados Unidos, o lançamento foi notificado previamente

Agência France-Presse
postado em 15/04/2014 17:54
A Rússia fez na segunda-feira (14/4) um novo teste de míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), em plena escalada das tensões na Ucrânia, após ter informado os Estados Unidos em função dos acordos de desarmamento nuclear em vigor, anunciou o Pentágono nesta terça.

"Posso confirmar que os russos realizaram ontem um lançamento de teste de um ICBM", declarou o porta-voz do Departamento da Defensa dos Estados Unidos, coronel Steven Warren.

[SAIBAMAIS]"O lançamento foi notificado previamente", dentro do disposto pelo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês), assinado em 2010 entre Washington e Moscou, acrescentou o porta-voz. Para ele, foi um "teste de rotina".

"Estados Unidos e Rússia testam regularmente seus ICBM e SLBM (mísseis estratégicos lançados de submarinos)", explicou. O coronel Warren não especificou o tipo de míssil lançado pelos russos.



Em 4 de março, também após aviso prévio aos EUA, a Rússia fez um teste de ICBM do tipo Topol, capaz de transportar carga nuclear, da região de Astrakan, no sul do país.

Apesar das tensões bilaterais deflagradas com a situação na Ucrânia e na Crimeia e com a decisão americana de impor sanções a Moscou, ambos os países continuam cooperando em alguns terrenos militares e espaciais.

A Rússia permite, por exemplo, a passagem por seu território de comboios de transporte de armas e de materiais para as tropas americanas no Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação