Mundo

Por vídeo, Snowden pergunta a Putin sobre vigilância no país

Segundo o presidente russo, o país não tem qualquer programa de "vigilância em massa" como o dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 10:07
Jornalistas escutam discurso de Edward Snowden , em um centro de mídia durante transmissão ao vivo do presidente russo

Mosocu
- O ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden, acusado de espionagem em seu país e refugiado na Rússia, perguntou nesta quinta-feira (17/4) por vídeo ao presidente Vladimir Putin sobre a vigilância no país, em uma sessão de perguntas e respostas do presidente russo.

Durante o programa, exibido pelo canal Pervyi Kanal, a apresentadora anunciou uma questão "inesperada e até sensacional, de uma pessoa que realizou uma verdadeira revolução da informação". "É justamente o que precisamos", ironizou Putin, antes de Snowden aparecer em um fundo preto.

[SAIBAMAIS]"Gostaria de lhe perguntar: a Rússia intercepta, armazena ou analisa de alguma maneira as comunicações de milhões de indivíduos?", lançou.

Ao que Putin respondeu: "caro sr. Snowden, você é um ex-agente e eu tive relações com os serviços secretos, portanto vou lhe responder em uma linguagem profissional".

"Temos uma regulamentação jurídica estrita quanto a utilização pelos serviços especiais desses meios, principalmente escutas telefônicas e vigilância na internet", explicou o chefe de Estado, ex-membro da KGB soviética.


"É por isso que uma vigilância em massa e cega não pode existir na Rússia, afirmou. Não há informações se o vídeo era uma gravação ou uma transmissão ao vivo.

Edward Snowden vazou no ano passado para a imprensa documentos secretos sobre os programas de espionagem em massa dos Estados Unidos.

Procurado pela justiça americana, ele obteve asilo na Rússia em agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação