Agência France-Presse
postado em 18/04/2014 18:45
Lima - Socorristas retiraram nesta sexta-feira povoados na base do vulcão Ubinas, o mais ativo do Peru, em atividade permanente e cujas cinzas cobriram uma dezena de localidades do sul do país nos últimos dias, informaram as autoridades regionais.Está concluída a retirada de mais de 100 pessoas do povoado de Querapi, a 4 km do vulcão, e o grupo foi levado para uma zona mais segura, fora do raio do vulcão, disse à AFP Eduardo Pacheco, funcionário da prefeitura de Ubinas.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]"Querapi virou um povoado fantasma", revelou Pacheco, acrescentando que a Defesa Civil também iniciou nesta sexta a retirada de 60 famílias de Tonohaya, também situada na base do Ubinas, na zona andina do departamento de Moquegua, 1.200 km ao sul de Lima.
A evacuação envolverá outras localidades dos distritos de Ubinas e San Juan de Tarucani, que estão dentro da zona de risco do vulcão, totalizando 4 mil pessoas, informou o ministro da Agricultura, Juan Benites.
A medida é baseada em um relatório elaborado após um aumento da atividade do Ubinas nos últimos dias, o que levou o governo a declarar o estado de emergência, por dois meses, nos povoados mais próximos.