Agência France-Presse
postado em 21/04/2014 14:33
Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, nomeou nesta segunda-feira como prefeita interina de Bogotá Maria Mercedes Maldonado, membro do gabinete do prefeito destituído Gustavo Petro. "Eu a escolhi porque é uma pessoa que está no gabinete, conhece as políticas da cidade", justificou o presidente.[SAIBAMAIS]Santos indicou que entrará em contato com a autoridade eleitoral para pedir eleições antecipadas para a prefeitura de Bogotá. Gustavo Petro, um ex-guerrilheiro de esquerda que havia sido eleito para o mandato 2012-2016, foi destituído em dezembro pelo órgão responsável por punir disciplinarmente os funcionários públicos na Colômbia.
Leia mais notícias em Mundo
A destituição foi confirmada em março por Santos. No entanto, nesta segunda-feira o presidente citou uma recente apelação ao Conselho de Estado e disse que, se o organismo conceder as medidas cautelares solicitadas, ele retornará ao cargo.
O órgão que destituiu o prefeito considerou que sua decisão de reformar o sistema de coleta de lixo, transferindo para uma companhia pública um serviço que era até então executado por empresas privadas, violou o princípio da livre concorrência e gerou problemas de saúde pública.