Mundo

Promotoria de TPI abre investigação preliminar sobre a Ucrânia

A primeira apuração servirá para decidir a necessidade de uma investigação mais ampla

Agência France-Presse
postado em 25/04/2014 09:07
A promotoria do Tribunal Penal Internacional (TPI) abriu uma investigação preliminar sobre os crimes cometidos antes e durante a queda do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovytch, anunciou o TPI.

[SAIBAMAIS]"A promotora do TPI Fatou Bensouda decidiu abrir uma investigação preliminar sobre a situação na Ucrânia para determinar se reúnem os critérios necessários para a abertura de uma investigação mais ampla", afirma um comunicado do tribunal.



"Se encontrar base suficiente para uma investigação, (Bensouda) pedirá aos juízes do Tribunal a autorização" correspondente, explicou à AFP Fadi el-Abdullah, porta-voz do TPI.

O TPI havia anunciado em meados de abril que a Ucrânia aceitava se submeter à jurisdição do Tribunal pelos supostos crimes cometidos durante a repressão das manifestações contra o então presidente Viktor Yanukovytch.

O TPI informou ter recebido uma declaração na qual a Ucrânia aceitava a competência do TPI "por crimes que teriam sido cometidos em seu território de 21 de novembro de 2013 a 22 de fevereiro de 2014".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação