Mundo

EUA ameaçam cancelar ajuda a palestinos se Hamas integrar governo

A Subcomissão do Oriente Médio afirmou que a reconciliação palestina pode colocar em risco uma partida orçamentária "de pelo menos US$ 440 milhões em ajuda bilateral "

postado em 29/04/2014 18:03
Os dirigentes palestinos poderão comprometer milhões de dólares em ajuda americana, se insistirem em seu projeto de criar um governo de unidade nacional com os islâmicos do Hamas, anunciaram congressistas e membros do Departamento de Estado americano, nesta terça-feira (29/4), em Washington.

"Não haverá dinheiro do governo americano para nenhum governo que incluir o Hamas, até que o Hamas aceite as condições do Quarteto: renunciar à violência, reconhecer acordos anteriores e reconhecer de maneira explícita o direito de Israel existir", declarou a subsecretária para Assuntos do Oriente Médio, Anne Patterson, em audiência no Congresso.

[SAIBAMAIS]"Serei claro: nenhum governo palestino que inclua membros terroristas do Hamas receberá fundos americanos", frisou o representante Ted Deutch, em uma audiência parlamentar dedicada ao orçamento de 2015 para o Oriente Médio e a África.

A presidente da Subcomissão do Oriente Médio e da África do Norte, Ileana Ros-Lehtinen, afirmou que a reconciliação palestina pode colocar em risco uma partida orçamentária "de pelo menos US$ 440 milhões em ajuda bilateral direta para a Autoridade Palestina na Cisjordânia".


Na semana passada, a Organização para Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas anunciaram um acordo para levar adiante um governo de unidade, depois de anos de rivalidade. A decisão provocou a suspensão imediata, por parte dos israelenses, das negociações de paz. O Hamas integra a lista de organizações terroristas dos Estados Unidos desde 1993.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação