Agência France-Presse
postado em 30/04/2014 11:48
Londres - O ator britânico Bob Hoskins, famoso por filmes como Uma Cilada para Roger Rabbit, faleceu aos 71 anos em consequência de uma pneumonia, informou seu agente. O londrino, que ganhou fama por seus papéis em filmes policiais britânicos nos anos 1980 antes de iniciar uma prolífica carreira em Hollywood, faleceu na terça-feira à noite em um hospital, ao lado da família, segundo o agente Clair Dobbs. "Bob morreu em paz no hospital durante a noite, cercado por sua família", afirma um comunicado.
Relembre momentos do ator no trailer do filme
[VIDEO1]
"Estamos devastados pela perda de nosso querido Bob", afirmam no comunicado os quatro filhos do ator e sua segunda esposa, Linda. Hoskins, de aspecto bonachão, sofria com o Mal de Parkinson, o que o levou a anunciar em 2012 o fim de sua carreira cinematográfica, iniciada nos anos 1970.
Em seu último papel, o ator britânico interpretou um dos sete anões em "Branca de Neve e o Caçador" (2012), do diretor Rupert Sanders. Sua interpretação do detetive Eddie Vailant em "Uma Cilada para Roger Rabbit?" (1988) rendeu fama mundial e valeu uma indicação ao Globo de Ouro em 1989.
Também foi indicado ao Oscar e venceu o Globo de Ouro por "Mona Lisa" (1986), de Neil Jordan. Em 2006 voltou a ser indicado ao Globo de Ouro, na categoria coadjuvante, por "Sra. Henderson Apresenta".
Durante a longa carreira de quase 70 filmes, Hoskins trabalhou com diretores como Steven Spielberg em "Hook: A Volta do Capitão Gancho" (1991) ou Atom Egoyan em "O Fio da Inocência" (1999).