Sarajevo - Milhares de pessoas assistiram nesta quarta-feira (30/4) à inauguração de uma estátua do papa João Paulo II em Sarajevo, três dias após sua canonização, para agradecê-lo por suas incansáveis orações pela paz na Bósnia durante o conflito dos anos 1990.
[SAIBAMAIS]"Durante seu pontificado, João Paulo II rezou em 263 ocasiões pela paz na Bósnia. Sua estátua na praça da catedral de Sarajevo é uma mensagem eterna pela paz neste país", declarou durante a cerimônia o arcebispo de Sarajevo, o cardeal Vinko Puljic.
A estátua do santo padre, de três metros de altura, foi instalada no local onde Karol Wojtyla saudou os habitantes da capital da Bósnia, atualmente cidade de maioria muçulmana, durante sua visita em 1997.
"João Paulo II havia compreendido nosso sofrimento e, apesar de nossas diferenças, abraçava o homem que sofria", acrescentou Puljic.
Para o membro muçulmano da presidência colegial da Bósnia, Bakir Izetbegovic, "as mensagens do Papa eram uma esperada mensagem de esperança na Bósnia" durante a guerra entre sérvios (cristãos ortodoxos), croatas (cristãos católicos) e muçulmanos que deixou 100.000 mortos no país.