Mundo

EUA consideram absurda exigência russa de retirada ucraniana do sudeste

Putin iinsistiu na necessidade de Kiev 'retirar do sudeste da Ucrânia as unidades militares' destinadas a combater os separatistas que controlam mais de dez cidades e ganham espaço a cada dia

Agência France-Presse
postado em 01/05/2014 15:45
Washington - A Casa Branca considerou nesta quinta-feira (1;/5) absurda a exigência do presidente russo, Vladimir Putin, de que as tropas ucranianas deixem o sudeste deste país, e se referiu a um aumento do custo a ser pago por Moscou.

Mais cedo, o Kremlin, informando sobre uma conversa por telefone entre Putin e a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que o presidente russo havia insistido na necessidade de Kiev "retirar do sudeste da Ucrânia as unidades militares" destinadas a combater os separatistas que controlam mais de dez cidades e ganham espaço a cada dia.


[SAIBAMAIS]"Se você parar e pensar um pouco nisto, é absurdo", comentou o porta-voz de Barack Obama, Jay Carney, na véspera de um encontro entre Merkel e o presidente americano em Washington.

Consultado sobre as divergências entre europeus e americanos envolvendo a aplicação de novas sanções contra a Rússia, Carney garantiu que "houve uma grande colaboração e cooperação nesse aspecto entre os Estados Unidos e a União Europeia, bem como com os integrantes do G7, e esperamos que estes esforços sejam mantidos".

Carney também se referiu a "um aumento de custos que a Rússia deve enfrentar se rejeitar seus compromissos e, em vez disso (...), seguir desestabilizando o leste e o sul da Ucrânia ou, inclusive, se for além e utilizar suas forças para cruzar a fonteira ucraniana".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação