Mundo

Deslizamento no Afeganistão pode ter deixado 2.500 mortos, diz governador

Entre as vítimas da tragédia na província de Badakhshan estão mulheres e crianças

Agência France-Presse
postado em 02/05/2014 15:42

Cabul - O número de mortos causado pelo deslizamento de terra desta sexta-feira (2/5) no nordeste do Afeganistão pode chegar a 2.500, declarou à AFP o governador de província de Badakhshan.

Pessoas se reúnem em local de deslizamento de terra no distrito de Argo, na província de Badakhshan, no Afeganistão
"Segundo os primeiros dados, baseados em informações de pessoas que estão no local, cerca de 2.500 pessoas, incluindo mulheres e crianças, podem ter morrido em decorrência do deslizamento de terra", afirmou o governador Shah Waliullah Adeeb por telefone.

O deslizamento de terra ocorreu no distrito de Argo, na província de Badakhshan, região pobre e montanhosa na fronteira com Tadjiquistão, China e Paquistão. "Cerca de 700 famílias foram retiradas da área de risco, e nós começamos a enviar assistência básica, com barracas e cobertores", declarou Sayed Abdullah Homayun Dehqan, diretor provincial da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres afegã.



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou suas condolências às vítimas do desastre. "Os nossos pensamentos estão com o povo do Afeganistão que sofreu uma tragédia terrível", afirmou durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, em Washington.

"Estamos prontos para ajudar nossos parceiros afegãos a responder a esse desastre", garantiu Obama. A ONU indicou que está ajudando a coordenar as autoridades locais no resgate daqueles que ainda estão sob os escombros, mas que o acesso rodoviário à área é difícil e não suporta máquinas pesadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação