Mundo

Premiê: tragédia de Odessa faz parte de plano russo para destruir a Ucrânia

"O que aconteceu em Odessa faz parte do plano da Federação da Rússia para destruir a Ucrânia e seu Estado", afirmou o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk

Agência France-Presse
postado em 04/05/2014 08:55
Odessa - O incêndio no prédio da Casa dos Sindicatos de Odessa (sul), que deixou mais de quarenta mortos na sexta-feira, faz parte de "um plano russo para destruir a Ucrânia", declarou neste domingo o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk.

O incêndio no prédio da Casa dos Sindicatos de Odessa deixou mais de quarenta mortos

"O que aconteceu em Odessa faz parte do plano da Federação da Rússia para destruir a Ucrânia e seu Estado", afirmou Yatseniuk durante uma entrevista coletiva à imprensa em Odessa, depois de uma série de encontros com representantes das autoridades locais e da sociedade civil da cidade.

"A Rússia enviou pessoas para cá para causar o caos, mas o país deve se unir e se reconciliar para não dar aos terroristas apoiados por Moscou a chance de dividir nosso povo", prosseguiu.

[SAIBAMAIS]

"O objetivo da Rússia era repetir em Odessa o que acontece no leste do país", acrescentou. "É um plano financiado e organizado por profissionais que manipularam pessoas comuns, mas nossa união será a melhor resposta para esses terroristas".

Ele a anunciou que, em consequência dos eventos de 2 de maio, todas as autoridades responsáveis pela segurança da cidade tinham sido destituídos de seus postos e seriam substituídas, por terem falhado no cumprimento de seu dever.

Leia mais notícias em Mundo

Usando terno e gravata pretos em sinal de luto, Arseni Yatseniuk manifestou suas "condolências às famílias das vítimas dessa tragédia" e garantiu que "a justiça vai iniciar investigações para determinar quem não fez o seu dever".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação