Mundo

Panamenhos vão às urnas em disputada eleição presidencial

Ao todo, 2,4 milhões de eleitores são esperados para comparecer às urnas

Agência France-Presse
postado em 04/05/2014 16:39
Panamá - Os panamenhos enfrentam longas filas e bastante calor para votar neste domingo em uma das mais disputadas eleições do país, marcadas pela onipresença do presidente Ricardo Martinelli e por uma participação historicamente alta da população.

As eleições gerais começaram com multidões reunidas desde as 7h (9h de Brasília) na porta da maioria das seções eleitorais. Apesar das aglomerações, as autoridades destacaram que a votação acontece sem maiores incidentes. Ao todo, 2,4 milhões de eleitores são esperados para comparecer às urnas em um pleito que definirá o presidente - eleito com maioria simples -, 71 deputados e 77 prefeitos para um período de cinco anos.

Lideram as pesquisas o oficialista de direita José Domingo Arias, da Mudança Democrática, seguido de perto pelo socialdemocrata Juan Carlos Navarro, do Partido Revolucionário Democrático (PRD), e pelo também candidato de direita Juan Carlos Varela, do Partido Panamenhista.

Arias e Navarro votaram em colégios da capital, e Varela, na localidade central de Pesé, uma região produtora de cana, onde o candidato tem sua indústria de rum. O presidente Martinelli, que teve participação ativa na campanha eleitoral para promover seu herdeiro político, Arias, chegou a votar de boné e camisa com o nome de seu candidato. Seus críticos alegam que Arias será uma "marionete" de Martinelli. A primeira-dama, Marta Linares, é companheira de chapa de Arias.

A eleição deste domingo é uma espécie de referendo sobre o mandato de Martinelli, durante o qual foram investidos US$ 15 bilhões em obras aplaudidas por muitos eleitores, como estradas modernas, áreas de lazer e o primeiro metrô da América Central. Foi também na gestão de Martinelli, um magnata dos supermercados, que começou o projeto de ampliação do Canal do Panamá, por onde passam 5% do comércio marítimo mundial.



Apesar da gestão modernizadora, o presidente é acusado de corrupção, de autoritarismo, de desrespeito à independência entre os Poderes do Estado e de descumprir sua promessa de reduzir o custo de vida. A população vota em 2.700 seções com 6.330 mesas. No exterior, 5.407 pessoas estão habilitadas para votar.

Os primeiros resultados devem começar a ser anunciados por volta de três horas depois do fechamento dos centros de votação, que será às 16h (18h de Brasília).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação