Mundo

Empresário Ahmed Miitig é nomeado premiê líbio sob críticas

Empresário desconhecido do grande público foi eleito neste domingo chefe do governo líbio

Agência France-Presse
postado em 04/05/2014 16:44
Trípoli - Ahmed Miitig, de 42 anos, um empresário desconhecido do grande público, foi eleito neste domingo chefe do governo líbio pelo Congresso Geral Nacional (CGN, Parlamento), durante uma sessão caótica e bastante criticada em seu procedimento.

Miitig, que prestou juramento diante do Congresso, deve formar seu governo em até duas semanas - informou o segundo vice-presidente da Casa, Salah Al-Makhzum. Apoiado pelos islâmicos e oriundo de Misrata (oeste), Ahmed Miitig é o quinto e mais jovem dos chefes de governo nomeados para o cargo desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011.

Al-Makhzum anunciou que Miitig foi eleito com 121 votos, após ter obtido 113 em uma primeira votação. O mínimo exigido é de 120 votos a favor. Deputados contestaram a nova votação, alegando que o primeiro resultado anunciado já havia sido validado, e a sessão, suspensa.

Primeiramente, o primeiro vice-presidente do Congresso, Ezzeddine al-Awami, anunciou a suspensão da sessão depois do fracasso do Congresso em reunir os 120 votos exigidos para dar sua confiança ao premiê. Alguns deputados pediram, porém, a continuação das negociações para tentar convencer os deputados e esperar por outros congressistas que estavam ausentes na Casa.

O deputado liberal Cherif al-Wafi acusou os blocos islâmicos de terem "violado a Declaração Constitucional", uma espécie de Constituição provisória redigida pelos rebeldes em 2011. Em entrevista coletiva, Al-Wafi disse que se unirá a outros congressistas para "tomar as medidas jurídicas necessárias" para impedir Miitig de assumir o governo.

Irregularidades similares já haviam sido apontadas pelos deputados na saída do ex-primeiro-ministro Ali Zeidan. O próprio chegou a denunciar seu exclusão "ilegal". O novo premiê sucede a Abdallah Al-Theni, que havia assumido interinamente após a demissão de Zeidan.



Por 73 votos a 43, Ahmed Miitig derrotou em um segundo turno neste domingo Omar al-Hassi, um universitário de Benghazi. O vencedor ainda precisava reunir dos 120 votos durante um terceiro turno. Na última terça, dos sete candidatos na disputa, Miitig e Al-Hassi tiveram o melhor desempenho, com 67 e 34 votos, respectivamente.

Em seu programa eleitoral, Miitig apresentou a segurança e a construção de instituições de segurança e militares como "prioridade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação