Mundo

Presidência do parlamento líbio não reconhece novo premier

Sessão caótica e confusão marcaram eleição

Agência France-Presse
postado em 04/05/2014 18:46

Trípoli - O novo primeiro-ministro líbio, eleito neste domingo em uma sessão caótica, não conseguiu o número de votos necessário para obter a confiança do Congresso, indicou o primeiro vice-presidente do parlamento, Ezedin al-Awami, em uma carta endereçada ao atual chefe de governo. Segundo a carta, publicada no site do governo, o candidato ao cargo de premier, o empresário Ahmed Miitig, obteve 113 votos, menos do que os 120 necessários.

Al-Awami também pediu ao atual chefe de governo, Abdallah al-Theni, que continue administrando os assuntos correntes até a nomeação de um novo primeiro-ministro. Em outra carta dirigida aos membros do Congresso Geral Nacional (CGN), e também publicada pelo governo, Al-Awami afirma claramente que a eleição de Miiting é "nula e ilegítima". Al-Awami ocupa o cargo de presidente interino do CNG, na ausência do presidente da Casa, Nuri Abu Sahmein, em viagem no exterior.

Horas antes, o segundo vice-presidente do Congresso, Salah Al Makhzum, havia anunciado a eleição de Miiting como premiê, com 121 votos, após a obtenção de 113 votos em uma primeira contagem. Alguns deputados contestaram a aprovação, alegando que o primeiro resultado anunciado já havia sido validado, e a sessão, encerrada.


Primeiramente, o primeiro vice-presidente do Congresso, Ezzeddine al-Awami, anunciou a suspensão da sessão depois do fracasso do Congresso em reunir os 120 votos exigidos para dar sua confiança ao premiê.

Alguns deputados pediram, porém, a continuação das negociações para tentar convencer os deputados e esperar por outros congressistas que estavam ausentes na Casa.


A televisão nacional interrompeu a transmissão, retomando-a uma hora depois para anunciar o novo resultado.

Miitin havia se apresentado rapidamente no Congresso, onde prestou juramento diante das câmeras da televisão nacional.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação