Mundo

Ataque de grupo islamita deixa centenas de mortos na Nigéria

A notícia do ataque à localidade de Gamboru Ngala foi revelada horas depois da ação dos islamitas na segunda-feira

Agência France-Presse
postado em 07/05/2014 09:52
Maiduguri - Um ataque do grupo islamita nigeriano Boko Haram provocou centenas de mortes em uma cidade do nordeste da Nigéria, perto da fronteira com Camarões, informaram nesta quarta-feira (7/5) um senador e várias testemunhas.

[SAIBAMAIS]A notícia do ataque à localidade de Gamboru Ngala foi revelada horas depois da ação dos islamitas na segunda-feira (5/5). O senador Ahmed Zanna afirmou nesta quarta-feira que "o balanço de mortos no ataque se aproxima de 300", enquanto os moradores da localidade informaram que recuperaram mais de 100 corpos até o momento.

Gamboru Ngala fica localizada no estado de Borno, reduto histórico do Boko Haram, que reivindicou o recente sequestro de mais de 200 adolescentes na mesma região. De acordo com testemunhos de habitantes, os criminosos, que chegaram na cidade em plena luz do dia em veículos blindados e vans pintadas com as cores da polícia e do exército, incendiaram o mercado, o escritório da alfândega, a delegacia da polícia e quase todas as lojas da cidade.


A insurgência liderada pelo Boko Haram, que nasceu há cinco anos, fez milhares de vítimas na Nigéria, país mais populoso do continente africano. A violência se concentra na região nordeste, onde o Exército realiza uma grande operação há um ano para tentar acabar com a insurgência. O recurso do exército à milícias privadas, formadas por civis, em sua luta contra os islamitas, fez o Boko Haram se voltar contra populações locais.


Agora, o "Boko Haram ataca aldeias inteiras matando, por vezes, até 200 e 300 homens e mulheres locais" para vingar a cumplicidade de civis com os militares, de acordo com o pesquisador francês Marc-Antoine Pérouse de Montclos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação