Mundo

EUA cobra provas da retirada de tropas russas da fronteira com a Ucrânia

"De momento não existem provas de uma retirada", diz porta-voz adjunto do presidente norte-americano

postado em 07/05/2014 17:56
A Casa Branca informou nesta quarta-feira (7/5) não dispor de provas sobre a retirada das tropas russas da fronteira com a Ucrânia, como foi anunciado pelo presidente russo, Vladimir Putin. ;De momento não existem provas de uma retirada;, disse o porta-voz adjunto do presidente norte-americano, Barack Obama, Josh Earnest. Ele destacou que os Estados Unidos acolherão "favoravelmente uma retirada significativa e transparente; das tropas russas.

[SAIBAMAIS]As declarações do porta-voz coincidem com as observações da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que antes havia informado não ter qualquer indicação sobre a saída de 40 mil militares da fronteira.



O presidente da Rússia anunciou nesta quarta-feira a retirada das tropas e exortou os separatistas pró-russos da Ucrânia a adiarem o referendo previsto para domingo (11/5) sobre a independência da autoproclamada República de Donetsk.

Putin, manteve encontro com o presidente em exercício da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, o presidente da Suíça, Didier Burkhalter, quando pediu o fim das operações militares ucranianas contra os ativistas pró-russos nas cidades do Leste do país.

O presidente suiço recordou que os Estados Unidos consideram ;ilegítimo e ilegal; o referendo que está sendo organizado na região Leste da Ucrânia, e manifestou o desejo de ;um maior apoio [da Rússia] às atuais tentativas do governo ucraniano de organizar eleições livres e justas em 25 de maio;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação