Mundo

Deterioração da situação na Venezuela ainda preocupa os EUA

Chefe da diplomacia americana destacou o "agravamento" das condições sociais e econômicas nesse país sul-americano, mas lembrou que a solução poderá surgir apenas dos próprios venezuelanos

Agência France-Presse
postado em 07/05/2014 20:24
John Kerry:
Os Estados Unidos continuam preocupados com a "deterioração" da situação na Venezuela, onde três meses de protestos contra o governo já deixaram 41 mortos, declarou o secretário de Estado americano, John Kerry, nesta quarta-feira.

"Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com a situação de deterioração na Venezuela", discursou Kerry, em uma conferência sobre as Américas em Washington.

[SAIBAMAIS]O chefe da diplomacia americana destacou o "agravamento" das condições sociais e econômicas nesse país sul-americano, mas lembrou que a solução poderá surgir apenas dos próprios venezuelanos.



"Acreditamos que cabe ao povo da Venezuela decidir o futuro da Venezuela", esclareceu Kerry, reiterando o apoio americano ao diálogo iniciado entre governo e oposição.

As reuniões a portas fechadas serão retomadas nesta quarta-feira.

"Mas não se enganem: nunca vamos deixar de defender os direitos humanos fundamentais que são essenciais para qualquer democracia funcional, incluindo as liberdades de expressão e de manifestação pacífica", frisou Kerry.

Ele ressaltou também que os manifestantes têm "queixas legítimas", que devem ser atendidas.

Os protestos já deixaram 41 mortos e mais de 700 feridos. Os manifestantes tomam as ruas contra a inflação, perto de 60% anual, a escassez de produtos básicos, como papel higiênico e café, e a violência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação