Agência France-Presse
postado em 08/05/2014 10:50
Bangui - Treze pessoas, entre elas dois civis, morreram em confrontos entre ex-rebeldes Seleka, majoritariamente muçulmanos, e milícias cristãs antibalaka em Kaga Bandoro, 300 km ao Norte de Bangui, informou nesta quinta-feira (8/5) a força africana MISCA. "Na terça-feira explodiram violentos confrontos no centro de Kaga Bandoro, entre os ex-Seleka e os antibalaka (...) Treze pessoas morreram, entre elas dois civis, e outras ficaram feridas", afirmou à AFP um oficial da MISCA que pediu o anonimato."Tudo começou com um ataque dos antibalaka contra os ex-Seleka, após uma tentativa de roubo", explicou. "Os confrontos deram lugar a saques de ambas as partes, e muitas casas foram incendiadas. Centenas de pessoas se refugiaram na Igreja católica" que acolhe quase 13 mil pessoas, acrescentou este oficial. O oficial declarou que os dois grupos inimigos possuem centenas de efetivos cada um.
"O número de efetivos da força africana em Kaga Bandono não permite uma interposição, mas faremos tudo o que pudermos para impedir que ocorra o pior", afirmou. Os ex-Seleka "vêm continuamente à paróquia para exigir que os anti-balaka que se refugiaram nela saiam. Caso contrário, entrarão para atacá-los ou dispararão contra todos. Temos medo e estamos muito preocupados", confessou à AFP Suzanne Boimandja, uma moradora refugiada na igreja.
A rebelião Seleka chegou ao poder em março de 2013 e foi deposta em janeiro de 2014. Desde então, a República Centro-Africana vive uma crise política sem precedentes, agravada pelos atos violentos dos insurgentes muçulmanos e pelas milícias cristãs.