Mundo

Congresso dos EUA aprova plano de ajuda para levar energia a africanos

O plano parlamentar fixa a meta de instalar 20 mil megawatts de capacidade energética na África subsaariana até 2020

Agência France-Presse
postado em 08/05/2014 19:16
Um projeto americano com vistas a instalar eletricidade para 50 milhões de africanos foi aprovado nesta quinta-feira (8/5) pela Câmara de Representantes, que espera torná-lo a próxima grande iniciativa dos Estados Unidos no continente. O projeto segue agora para avaliação no Senado.

O presidente Barack Obama anunciou em junho, durante giro pela África, que os Estados Unidos queriam ajudar dois terços dos africanos a ter acesso à energia elétrica de forma confiável.

O plano parlamentar fixa a meta de instalar 20 mil Megawatts de capacidade energética na África subsaariana até 2020, de forma a assegurar a pelo menos 50 milhões de africanos acesso à energia elétrica, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Atualmente, cerca de 70% dos moradores da África Subsaariana não tinham acesso à energia elétrica, uma cifra que chega a 82% no Quênia e a 92% em Uganda, informou o representante Eliot Engel.

"Por desespero, as pessoas queimam tudo o que encontram para se aquecer e cozinhar: madeira, plástico e outros materiais tóxicos", afirmou, explicando que "esses combustíveis mais poluentes são nocivos para a saúde e para o meio ambiente".



A lei requer do governo americano que monte uma estratégia e acompanhe o projeto por intermédio de programas de ajuda americanos.

O financiamento será privado, mas o governo federal aportará sua garantia, sobretudo, por meio da instituição Overseas Private Investment Corporation.

Os parlamentares também veem nessa estratégia uma forma de assegurar o acesso das empresas americanas a um mercado em forte crescimento, onde a China já está bem implantada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação