Mundo

Michelle Obama denuncia o sequestro de mais de 200 jovens nigerianas

"Como milhões de pessoas em todo o mundo, meu marido e eu nos sentimos ultrajados e de coração partido com o sequestro', afirmou a primeira-dama americana

Agência France-Presse
postado em 10/05/2014 09:20

Washington - A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, chamou de "ação irresponsável" o sequestro de mais de 200 estudantes na Nigéria e advertiu que o fato ilustra a rejeição dos extremistas à educação das meninas, uma tendência que segundo ela deve ser combatida.

"Como milhões de pessoas em todo o mundo, meu marido e eu nos sentimos ultrajados e de coração partido com o sequestro de mais de 200 jovens nigerianas do dormitório de sua escola no meio da noite", disse Michelle Obama, que pela primeira vez assumiu o lugar do marido, Barack Obama, para pronunciar o discurso semanal da Casa Branca, divulgado por rádio e internet.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]"Este ato irresponsável foi cometido por um grupo terrorista determinado a impedir que estas jovens recebam uma educação", advertiu a primeira-dama americana, na véspera do Dia das Mães.

"Isto que aconteceu na Nigéria não foi um incidente isolado. É uma história que nós vemos todos os dias, quando meninas em todo o mundo arriscam suas vidas para concretizar suas ambições", completou Michelle Obama, mãe de duas adolescentes.

No dia 14 de abril, 276 estudantes foram sequestradas na cidade nigeriana de Chibook, nordeste do país. No dia 5 de maio, oito meninas foram sequestradas em Warabe. Três semanas depois, 223 meninas continuam desaparecidas. O grupo terrorista islamita Boko Haram reivindicou o sequestro e ameaçou "vender" as meninas como escravas.

Michelle Obama também citou o caso de Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que foi ferida gravemente pelos talibãs por sua defesa do direito de educação para as jovens mulheres em seu país.

"A coragem de Malala e de garotas como ela ao redor do mundo deveria servir como um chamado à ação", disse, antes de destacar que "mais de 65 milhões de meninas em todo o mundo não estão na escola".

"Isto, apesar de sabermos que garotas que recebem educação têm salários melhores, vidas mais saudáveis e têm famílias mais saudáveis", o que provoca um impacto em toda a economia do país.

Esta lição também é válida para os Estados Unidos, afirmou. "Espero que a história destas nigerianas constituirá uma fonte de inspiração para as meninas, e para os meninos também"", destacou.

"Aos jovens americanos que levam sua educação de modo leviano, aos que não levam a sério seus estudos ou pensam em abandoná-los: espero que aprendam com a história destas meninas e que se dediquem novamente a sua educação".

Michelle Obama concluiu com um apelo por "orações pelo retorno são e salvo" das meninas nigerianas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação