postado em 10/05/2014 12:45
Ancara - O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan bateu furiosamente a porta de uma reunião neste sábado em Ancara, onde um orador o criticou severamente pelo "autoritarismo crescente" de seu regime islâmico-conservador.Visivelmente irritado, Erdogan, sentado na primeira fila, se levantou para denunciar a "insolência" de Metin Feyzioglu, presidente da União das Ordens dos Advogados (TBB), que fez uma avalanche de críticas contra o primeiro-ministro e sua liderança da Turquia, de acordo com imagens transmitidas ao vivo pela televisão.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]"Você é insolente. Você falta com respeito. Este é um discurso totalmente político e cheio de mentiras", lançou ao orador Erdogan, em pé, antes de deixar a sala, seguido por seus colaboradores.
A explosão de Erdogan ocorreu durante uma cerimônia organizada por ocasião do aniversário do Conselho de Estado, em que também estava presente o chefe de Estado Abdullah Gül, que demonstrou surpresa.
Feyzioglu, um jovem professor de Direito respeitado e feroz opositor do regime Erdogan, se mostrou impassível ante a reação do chefe de Governo, dizendo apenas que ele tinha "pronunciado um discurso construtivo e constitucional" que não incluía "nenhuma ofensa", sob os aplausos de parte da plateia.
O homem forte da Turquia, que governa o país desde 2002, é acusado de "autoritarismo", com a aproximação da eleição presidencial em agosto, em que, salvo surpresa, deve anunciar sua candidatura nas próximas semanas.