Mundo

Venezuela: chega a 52 número de jovens libertados após operação policial

Foram mais de 200 detidos em acampamentos, última face visível dos protestos de rua iniciados em fevereiro contra o governo de Nicolás Maduro

Agência France-Presse
postado em 10/05/2014 13:06
Caracas - O número de jovens libertados após o desmantelamento na quinta-feira de quatro acampamentos de protesto de estudantes opositores em Caracas subiu para 52, após a libertação neste sábado de um novo grupo dos mais de 200 detidos, indicou uma ONG.

"Os 36 detidos no acampamento Chacao (leste de Caracas) foram libertados. Eles deverão se apresentar à justiça a cada 15 dias", escreveu no Twitter Alfredo Romero, um dos advogados da ONG Fórum Penal, após uma audiência na madrugada deste sábado.

[SAIBAMAIS]Com esta libertação, chega a 52 o número de jovens liberados após a prisão de 243 pessoas durante a operação. Os quatro acampamentos desmantelados em Caracas na madrugada de quinta-feira pela polícia eram a última face visível dos protestos de rua iniciados em fevereiro contra o governo de Nicolás Maduro, com críticas à inflação de 60%, à falta de produtos e À violência.

Leia mais notícias em Mundo


A operação aconteceu poucas horas depois do governo ter anunciado o adiamento de um novo encontro para o complexo diálogo de pacificação, sem avanços concretos após um mês.

Como resposta ao fim dos acampamentos, na quinta-feira aconteceram distúrbios em Chacao, onde um policial morreu ao ser atingido por um tiro em circunstâncias ainda não esclarecidas, o que eleva a 42 o número de mortos durante os protestos.

O partido opositor Vontade Popular, do dirigente radical detido Leopoldo López, e os estudantes convocaram um protesto para este sábado contra as detenções. Segundo dados do Fórum Penal, 148 pessoas permanecem detidas após os protestos iniciados em fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação