Mundo

Começa na Bolívia inscrição de eleitores para presidenciais de outubro

O Tribunal Eleitoral espera registrar 450.000 eleitores paro o pleito de 12 de outubro, no qual serão eleitos presidente, vice e parlamentares

Agência France-Presse
postado em 10/05/2014 20:11
La Paz - O Tribunal Eleitoral (TSE) da Bolívia inaugurou, neste sábado, um sistema de padronização biométrico de eleitores para as eleições de outubro, informou a presidente do organismo, Wilma Velasco, a respeito do processo em que o presidente Evo Morales aparece com favorito à reeleição. "O serviço de registro civil do Tribunal Eleitoral está mobilizando em todo o país mais de 1.000 pessoas em brigadas móveis para a padronização maciça", que terminará em 31 de maio, disse Velasco à imprensa.

[SAIBAMAIS]A entidade espera registrar 450.000 eleitores paro o pleito de 12 de outubro, no qual serão eleitos presidente, vice e parlamentares. O colégio eleitoral tem até agora 5,2 milhões de pessoas, de um total de 10 milhões de habitantes. Em outubro votarão pela primeira vez para presidente os bolivianos residentes no exterior.

Leia mais notícias em Mundo

O esquerdista Morales encabeça as preferências como favorito a um terceiro mandato. As últimas pesquisas atribuem a ele 38,3% das intenções de voto, com mais de 24 pontos de diferença sobre o segundo colocado, o empresário Samuel Doria Medina (14%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação