Cabul - O ex-ministro das Relações Exteriores afegão, Abdullah Abdullah, vencedor do primeiro turno da eleição presidencial no país, consolidou sua condição de favorito neste domingo ao obter o apoio do candidato governista Zalmai Rassoul. "A equipe dirigida por Zalmai Rassoul anunciou seu apoio" a Abdullah Abdullah, declarou em uma coletiva de imprensa em Cabul o porta-voz de Rassoul, Jawid Faisal.
[SAIBAMAIS]Abdullah, candidato opositor, ganhou com folga o primeiro turno da eleição de 5 de abril com 44,9% dos votos, à frente do economista Ashraf Ghani (31,5%) e de Rassoul (11,5%). Rassoul, de 70 anos, foi até outubro ministro das Relações Exteriores, cargo que deixou para se lançar à campanha presidencial.
Leia mais notícias em Mundo
Seu apoio pode ser decisivo para Abdullah, já que Rassoul pertence à etnia pashtun, como o atual presidente Hamid Karzai, a mais numerosa do Afeganistão. O resultado definitivo do primeiro turno irá ocorrer no dia 14 de maio e o segundo turno da eleição pode ser realizado em meados de junho.