Moradores das regiões de Lugansk e de Donetsk, no Leste da Ucrânia, votam hoje (11) em um referendo para decidir se continuam a fazer parte do país ou não. A votação, organizada pelos pró-russos, já ultrapassou 80% de participação em Lugansk e 50% em Donetsk, segundo divulgaram ativistas das duas regiões.
"Mais de 50% já votaram [na região de Donetsk]. Recebemos os dados do distrito Krasnolimanski: ali [a participação] superou os 70%", disse Román Liaguin, chefe da comissão eleitoral da autoproclamada República Popular de Donetsk.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]Nas cédulas de voto do referendo, impressos em russo e em ucraniano, é perguntado se os cidadãos apoiam a proclamação da autonomia estatal da República Popular de Donetsk.
As primeiras horas de votação do referendo separatista decorreram com tranquilidade. Liaguin disse ainda que os resultados da votação, considerada ilegítima pelas autoridades de Kiev e pela maioria da comunidade internacional, não serão anunciados hoje.
Na região vizinha de Lugansk, a participação na consulta dos pró-russos ultrapassou os 80%, segundo informou o presidente do comitê eleitoral regional, Alexandr Malijin. "A participação é muito alta. Em alguns distritos, como o de Popasnianski chega aos 90%. A participação média na região superou os 80%.;