Mundo

Presidente francês anuncia cúpula africana sobre segurança na Nigéria

Hollande afirmou que a reunião entre países deve ocorrer no próximo sábado

Agência France-Presse
postado em 11/05/2014 17:26
Baku - O presidente francês, François Hollande, anunciou neste domingo uma cúpula de líderes africanos, a ser realizada no próximo sábado em Paris, para discutir a segurança na Nigéria, onde o grupo islamita Boko Haram sequestrou mais de 200 estudantes do ensino médio em meados de abril.

"Eu propus, com o presidente nigeriano Goodluck Jonathan, um encontro dos países que fazem fronteira com a Nigéria", disse o chefe do Estado francês em visita ao Azerbaijão, indicando que a "reunião deve acontecer, se os países concordarem, no próximo sábado", 17 de maio, em Paris.

[SAIBAMAIS]O encontro será dedicado a questões de segurança, incluindo sobre o grupo islâmico armado Boko Haram, segundo a comitiva do presidente francês. Além de François Hollande, os líderes de cinco países africanos, Nigéria, Chade, Camarões, Níger e Benin, poderiam participar da cúpula.

Leia mais notícias em Mundo


Mais de 200 estudantes foram sequestradas no sudeste da Nigéria pelo Boko Haram em 14 de abril. Essas meninas são tratadas como "escravas" e serão "vendidas" ou "forçadas a casar", afirmou o líder do grupo extremista em um vídeo obtido pela AFP em 5 de maio. O sequestro provocou comoção em todo o mundo, e muitos países ofereceram ajuda à Nigéria para resgatar as jovens ainda cativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação