Varanasi - A última fase das eleições nacionais indianas começou nesta segunda-feira na cidade sagrada hindu de Benarés (ou Varanasi), depois de cinco semanas de uma maratona eleitoral que pode levar ao poder o líder nacionalista hindu Narendra Modi.
[SAIBAMAIS]O líder do Partido Bharatiya Janata (BJP) é candidato em Benarés, em uma votação que encerra as maiores eleições organizadas em toda a história.
Em uma escola primária do bairro antigo da cidade, que serve como local de votação, o primeiro eleitor depositou sua cédula às 07h (22h30 de Brasília de domingo), enquanto entre 30 e 40 pessoas esperavam sua vez na fila.
As pesquisas apontam o Partido do Congresso (da dinastia Gandhi) como o grande perdedor, após dez anos no poder. A formação política de Rahul Gandhi foi prejudicada pela desaceleração do crescimento econômico, por casos de corrupção e por uma inflação galopante.
Modi convocou os eleitores a comparecer em massa às urnas para derrotar o Partido do Congresso. "As pessoas estão cansadas de falsas promessas, da corrupção e de velhas mensagens já muito gastas", havia anunciado Modi em um blog antes do fim oficial da campanha, no sábado.
"As pessoas querem um amanhã melhor e a NDA é a única aliança capaz de encarnar esta mudança", declarou em referência à National Democratic Alliance, a coalizão da oposição liderada pelo BJP.
Modi também convocou nos últimos dias os eleitores de Amethi, no estado de Uttar Pradesh (norte), reduto de Rahul, a "romper os laços com a família" que deu três primeiros-ministros à Índia.
As pesquisas são consideradas com frequência pouco confiáveis em virtude do tamanho e da grande variedade do país, que conta com 814 milhões de potenciais eleitores, o maior corpo eleitoral do mundo até o momento.