Mundo

Atentado com caminhão-bomba deixa dez mortos no sul da Somália

Autoria do ataque não foi reivindicada, mas o grupo shebab têm intensificado seus atentados nos últimos meses

Agência France-Presse
postado em 12/05/2014 17:10
Dez pessoas morreram nesta segunda-feira (12/5) em um atentado com caminhão-bomba contra uma autoridade de Baidoa, no sul da Somália, de acordo com a polícia e com fontes hospitalares.

"O alvo era um veículo que transportava uma autoridade local, que sobreviveu", declarou à AFP um oficial da polícia, Mohamed Moalim Abdirahman. "Recebemos seis corpos e três pessoas morreram em decorrência de seus ferimentos no hospital", informou Mohamed Adam, enfermeira do hospital de Baidoa, acrescentando que o corpo de uma vítima havia sido encontrado por seus parentes no local do ataque.

[SAIBAMAIS]Baidoa era um dos principais redutos dos insurgentes islâmicos shebab, que controlavam a cidade desde 2009. Ela foi retomada em fevereiro de 2012 pelas tropas etíopes que entraram na Somália em novembro do ano passado e que, desde então, passaram a integrar a Força da União Africana na Somália (AMISOM).


A autoria do ataque não foi reivindicada, mas os shebab, que trocaram o combate convencional por ações de guerrilha, têm intensificado seus atentados nos últimos meses.

Os shebab sofreram uma série de derrotas militares desde que foram expulsos da capital Mogadíscio pela AMISOM, em agosto de 2011, o que os obrigou a abandonar a maior parte de seus redutos no sul e centro da Somália. Os radicais islâmicos ainda controlam vastas áreas rurais.

A Somália está mergulhada no caos desde a queda do presidente Siad Barre, em 1991. O país é assolado pela violência de milícias clandestinas, gangues criminosas, piratas e islamitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação