O secretário de Estado americano, John Kerry, vai se encontrar com o presidente palestino, Mahmud Abbas, na quinta-feira (15/5) em Londres para discutir o processo de paz, anunciou nesta segunda a diplomacia americana.
"O objetivo deste encontro é discutir a relação com os palestinos, deixando a porta aberta para (uma discussão sobre) o processo de paz", escreveu em um e-mail a porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki, após ter negado duas horas antes a realização dessa reunião. "A reunião vai se concentrar em uma possível retomada das negociações com Israel", declarou à AFP uma autoridade palestina que não quis se identificar.
[SAIBAMAIS]O prazo para as negociações entre Israel e os palestinos, retomadas em julho por John Kerry, expirou em 29 de abril sem resultados, apesar dos intensos esforços do chefe da diplomacia americana para resolver o conflito. "Esta reunião pode ser a última tentativa de Kerry para reiniciar as negociações com Israel", ressaltou a fonte palestina.
Durante as negociações, os palestinos deveriam suspender suas iniciativas internacionais em troca da libertação por Israel de 104 prisioneiros palestinos detidos antes dos Acordos de Oslo de 1993. Mas o clima se deteriorou rapidamente, com os palestinos acusando Israel de acabar com as negociações aos intensificar a colonização nos territórios ocupados e suas operações.
No final de abril, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, suspendeu as negociações de paz devido à assinatura de um acordo de reconciliação entre a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), de Mahmud Abbas, e o movimento islâmico Hamas, no poder em Gaza.