Agência France-Presse
postado em 12/05/2014 19:35
Viena - O presidente russo, Vladimir Putin, "apoia" a mediação da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa em uma tentativa de reduzir a tensão na Ucrânia, anunciou a OSCE, depois de uma conversa por telefone entre seu presidente e Putin.
"Em uma conversa por telefone, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou (ao presidente da OSCE, Didier Burkhalter) que a Rússia apoia o plano e o compromisso da OSCE na Ucrânia", declarou a organização em um comunicado. Para a OSCE, isso significa que seu "mapa da paz" recebeu "respostas positivas" de Rússia, Ucrânia, União Europeia e Estados Unidos.
Elaborado na semana passada, o roteiro da OSCE "indica um caminho pragmático para passar da lógica da escalada para a lógica da cooperação e de reforço da estabilidade no terreno", acrescentou a OSCE.
O "mapa da paz" está concentrado "no fim da violência, no desarmamento, no diálogo nacional e nas eleições e espera ser um apoio para o governo ucraniano na criação de um ambiente propício à organização de eleições livres e honestas em todo o país em 25 de maio", acrescentou a OSCE.
Nesse âmbito, a primeira medida da organização foi a escolha do diplomata alemão Wolfgang Ischinger como mediador nas discussões que contarão com a participação do governo de Kiev, do Parlamento e das regiões.