Jornal Correio Braziliense

Mundo

Diretor de Titanic perde robô de exploração submarino em fossa de Kermadec

Segundo o Instituto Oceanográfico Woods Holoe, o robô implodiu em consequência da pressão na fossa

Wellington - O cineasta James Cameron, diretor dos filmes "Titanic" e "Avatar", perdeu um robô de exploração submarina, o "Nereus", a 10 mil metros de profundidade na fossa de Kermadec, uma das mais profundas do mundo.

[SAIBAMAIS]"É como perder um amigo", escreveu Cameron na página no Facebook do Instituto Oceanográfico Woods Holoe (WHOI). O "Nereus" implodiu em consequência da pressão na fossa, segundo o instituto. O robô submarino, programado para subir automaticamente em caso de perda de contato com a superfície, não reapareceu. Pouco depois, a tripulação do barco de superfície detectou destroços do "Nereus" flutuando, segundo o WHOI.



O robô era "o único veículo em serviço no mundo capaz de descer às profundidades extremas das fossas oceânicas. É uma perda trágica para as ciências profundas", destacou James Cameron. A perda do robô aconteceu dentro da missão Hadal Ecosystem Studies (HADES) que, desde abril, estuda os fundos marinhos abissais, aqueles que superam os 2.000 metros de profundidade.