Agência France-Presse
postado em 13/05/2014 12:02
Cidade do Vaticano - O papa Francisco se encontrou rapidamente em dezembro com o superior da Fraternidade sacerdotal São Pio X (integrista) no Vaticano, mas não chegaram a conversar, revelou o site dessa comunidade, o DICI.[SAIBAMAIS]Esse encontro de "alguns segundos" aconteceu no dia 13 de dezembro de 2013, quando o superior da FSSPX, Monsenhor Bernard Fellay e seus assistentes, participaram de uma reunião da Comissão "Ecclesia" Dei (encarregada no Vaticano de administrar as relações com a FSSPX), indicou a DICI, confirmando informações divulgadas principalmente pela agência especializada em Vaticano I.Media. "Monsenhor Guido Pozzo, secretário da Comissão, havia convidado seus interlocutores para jantar na sala de refeições da Casa de Santa Marta, onde o papa costuma comer.
"Monsenhor Pozzo apresentou o Monsenhor Fellay ao Papa no momento em que ele deixava a sala. Houve uma breve troca de palavras em que Francisco disse ao Monsenhor Fellay, com a polidez habitual, ;Prazer em conhecê-lo;. Monsenhor Fellay respondeu que rezava muito, e o Papa pediu que rezasse por ele", indicou o DICI, para dissipar qualquer ideia de uma disposição de sua comunidade em se aproximar do pontífice. Monsenhor Fellay criticou recentemente com virulência as canonizações dos papas João Paulo II e João XXII feitas por Francisco, acusando os dois pontífices de terem contribuído para "a autodestruição" da Igreja.
Desde a eleição de Francisco em 2013, o diálogo com a comunidade tradicionalista fundada pelo Monsenhor Marcel Lefebvre - que rompeu com a Igreja em 1988 - não apresentou avanços. Para os integristas, todas as aberturas do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965, foram ruins para a Igreja Católica.