Agência France-Presse
postado em 14/05/2014 08:40
Pretória - Uma juíza sul-africana determinou que o atleta paralímpico Oscar Pistorius seja submetido a um exame psiquiátrico para estabelecer se sofre de "transtorno de ansiedade generalizado". A magistrada Thokozile Masipa, que preside o julgamento de Pistorius pela morte da namorada Reeva Steenkamp, afirmou que é necessária uma "investigação adequada" para estabelecer se o velocista sofre de um transtorno mental que pode diminuir sua responsabilidade nos fatos."Esta evidência não pode ser ignorada", disse a juíza, para quem as enfermidades mentais são transtornos que "um tribunal civil não pode diagnosticar". Masipa disse que a ordem será emitida na próxima terça-feira em uma nova reunião do tribunal. O exame não é uma punição, destacou.
[SAIBAMAIS]Os exames podem demorar 30 dias. Para a magistrada, o atraso do processo não é preocupante, se interessa à Justiça. Durante os dois meses de julgamento, os advogados de Pistorius tentaram apresentar o atleta como um maníaco obcecado com a segurança por causa de uma infância difícil e pelo alto nível de criminalidade na África do Sul.
Estes fatores, segundo a defesa, poderiam explicar a reação do atleta em 14 de fevereiro de 2013, quando matou a tiros a namorada ao, de acordo com seu advogado, confundi-la com um invasor. Mas o promotor Gerrie Nel não acredita que o estado mental de Pistorius seja algo fora do comum, mas advertiu que a defesa do atleta pode tentar utilizar esta evidência para reduzir a sentença.