A embarcação se dirigia de Daca para o distrito de Shariatpur, no sul, e afundou no meio da tarde. Não se sabe até o momento o número de passageiros que viajavam, em um país onde é comum ver embarcações com um número de passageiros acima da capacidade permitida.
"Há registros contraditórios sobre o número de passageiros a bordo no momento do naufrágio, mas poderiam ser entre 200 e 350", afirmou à AFP um funcionário do distrito de Munshiganj, Saiful Hasan. "Neste momento, o número de mortos chega a 12", declarou.
[SAIBAMAIS]O acidente aconteceu no rio Meghna, no distrito de Munshiganj, 50 km ao sul de Daca, a capital. "A balsa afundou completamente. Agora estamos tentando localizá-la", disse Ferdus Ahme, da polícia local.
A polícia e os moradores locais ajudavam nos trabalhos de resgate, explicou Ahmed. A largura e a profundidade do rio e as fortes correntezas complicavam a tarefa das equipes de socorro, acrescentou.
Centenas de parentes dos passageiros estavam reunidos às margens do rio, onde os corpos eram depositados para serem identificados, declarou Ahmed.
Segundo o jornal Bangladesh Star, um dos mergulhadores que participavam dos trabalhos de resgate afirmou que muitos corpos ainda estavam presos dentro da embarcação.
Já o site do jornal local Banglanews24.com citou um sobrevivente, Abdur Razzaq, que afirma que a tempestade atingiu repentinamente o barco, que afundou em poucos minutos.
- Acidentes frequentes -
Os acidentes de navegação fluvial são muito frequentes no país, principalmente durante tempestades que costumam anteceder a chegada de monções. Eles são atribuídos por especialistas à precariedade das embarcações e à sobrecarga.
Bangladesh é atravessado por 230 vias fluviais. Milhares de pessoas dependem da navegação para se deslocar em um dos países mais pobres do mundo.
Em março de 2012, uma balsa lotada afundou depois de se chocar contra um pontão petroleiro em plena noite deixou 147 mortos. Em fevereiro de 2005, 149 pessoas morreram no naufrágio de uma balsa no rio Buriganga, na periferia de Daca.